A Oficina Francisco Brennand preparou uma programação especial de férias para crianças e adolescentes durante o mês de janeiro. Com atividades que combinam cultura, território e processos criativos, as oficinas dialogam com o acervo do museu-ateliê localizado no bairro da Várzea.
O destaque são as atividades do “Férias na Oficina”, que ocorrem nos dias 14, 15 e 16 de janeiro, mediadas pela equipe de Educação e Pesquisa da instituição.
Programação diversificada
No dia 14, a Oficina de Confecção de Pipas com Franci Castro convida crianças a partir de 7 anos a criar seus próprios brinquedos, inspirados no itã autoral “O voo de Ossain”. A atividade explora a relação entre técnica, imaginação, arte e ancestralidade.
No dia 15, “Modelando Museus: o acervo de afetos” com Iasmin Duarte propõe uma reflexão sobre memória e espaço através da modelagem em argila. Os participantes criarão sua própria “Cidadela de Argila” com objetos inspirados em vivências pessoais.
Já no dia 16, “Eu quero é botar o estandarte do meu bloco na rua!” com Felipe Santana e Cecília Villanova ensina a produção de estandartes coletivos, seguida de pequeno desfile inspirado nas tradições carnavalescas do Recife e Olinda.
Ativação inspirada no carnaval
Encerrando a programação, no dia 24, a ativação “O meu disfarce é o Sol” convida participantes a partir de 10 anos a criar máscaras e disfarces brilhantes, inspirados na exposição “Noites de Sol” e nas tradições carnavalescas de vestimentas luminosas.
Acesso inclusivo
Os ingressos custam R$ 50 e incluem participação da criança e acesso de um responsável. Inscritos no CadÚnico podem participar gratuitamente, mediante solicitação e limite de vagas. As vendas ocorrem pelo perfil @oficinafranciscobrennand no Instagram.
“Os processos de criação da própria Oficina permeiam as atividades ao longo do mês”, ressalta Jamille Barros, gerente de Educação e Pesquisa. “A diversidade desses elementos aproxima música, fazer artístico, brincadeira e saberes ancestrais”.
Visitas agendadas disponíveis
Durante todo janeiro, grupos escolares e não escolares (15 a 40 pessoas) podem agendar visitas educativas às quartas e sextas (9h30 e 14h30) e sábados (14h30), explorando as relações entre arte, natureza e território na obra de Brennand.
Serviço:
Oficina Francisco Brennand
Endereço: Rua Diogo de Vasconcelos, S/N, Várzea (Propriedade Santos Cosme e Damião)
Informações: @oficinafranciscobrennand no Instagram
