O prefeito João Campos inaugurou nesta quarta-feira (7) o Parque Alagável Campo do Barro, segundo equipamento do tipo na capital pernambucana. Com investimento de R$ 3,4 milhões, o parque integra as ações de drenagem na bacia do Rio Tejipió, uma das mais críticas da cidade.
O espaço de 23 mil m² possui capacidade para armazenar temporariamente aproximadamente 1.510 m³ de água – equivalente a 1.500 caixas d’água de mil litros – durante chuvas intensas, controlando a elevação do nível do rio. Nos períodos de estiagem, funciona como área de lazer comunitária.
Estratégia de dupla função
“O parque vai funcionar durante quase todos os dias do ano como espaço de lazer e convivência e, nos períodos de chuva forte, vai acumular água para evitar que ela chegue às casas das pessoas”, explicou João Campos. “É uma estratégia usada no mundo inteiro, com dupla função, que coloca a segurança das pessoas em primeiro lugar. Isso nunca foi feito na história do Recife”.
A secretária de Projetos Especiais, Marília Dantas, destacou a integração entre infraestrutura e convívio social: “Essa intervenção mitiga impactos das inundações sazonais e promove o convívio social e a preservação ambiental”.
Infraestrutura completa
Além da função hidráulica, o parque conta com deck, guarda-corpo, arquibancada, iluminação, equipamentos de lazer, brinquedos, paisagismo e pista de cooper de 400 metros – demanda antiga dos moradores.
Cristina Medeiros, residente na região há 50 anos, testemunhou a transformação: “Antes, quando chovia, tudo alagava e as casas ficavam cheias de água. Hoje isso mudou completamente. O espaço ficou bonito, seguro e vai ser aproveitado por todo mundo”.
Parte de projeto ampliado
O Campo do Barro é um dos oito parques lineares em implantação ou já entregues na cidade, sendo quatro classificados como “alagáveis” na bacia do Tejipió. A obra integra o projeto de macrodrenagem que já realizou o alargamento de 850 metros do rio e prevê mais dois quilômetros de intervenções até a Avenida Recife.
O investimento foi realizado por meio do ProMorar Recife, reforçando o compromisso com soluções urbanas inteligentes e sustentáveis.
