A riqueza visual das indumentárias dos mestres do reisado de Garanhuns ganha destaque na exposição “Espelho de Brincantes”, da artista e designer de moda Juliana Souto. A abertura ocorre nesta terça-feira (13), às 18h, na Arte Plural Galeria, no Bairro do Recife.
Com curadoria de Joana D’Arc Lima e pesquisa histórica de Edvania Kehrle, a mostra apresenta fotografias que mergulham no universo do reisado, manifestação cultural pernambucana. As obras destacam mestres e mestras que mantêm viva a tradição desde a década de 1950.
Fusão entre moda e cultura popular
“Meu trabalho é uma mistura de fotografia de moda com a fotografia documental, onde mesclo a cultura pop internacional e a cultura regional”, explica Juliana Souto. “Esta exposição é minha forma de honrar estes mestres e mestra, chamando a atenção para a profunda conexão entre eles e suas deslumbrantes indumentárias festivas”.
Os retratados são a Mestra Zefinha e os mestres João Tibúrcio (1946-2025) e Gonzaga (1943-2023), fotografados em seus trajes tradicionais em ambiente onírico com tons de rosa. As obras medem 1m x 0,80m cada.
Homenagem aos guardiões da tradição
Dona Zefinha (Josefa Anália de Sousa, 1945) representa a presença feminina no reisado, tradicionalmente masculino. Aprendeu a confeccionar adereços com familiares e tornou-se mestra do Reisado Três do Oriente em 1998.
Mestre João Tibúrcio, falecido em dezembro de 2025, foi agricultor e violeiro autodidata. Dominava a produção das indumentárias e manteve viva a tradição musical do reisado.
Luiz Gonzaga de Lima, reconhecido como Patrimônio Vivo de Pernambuco em 2018, formou seu primeiro grupo aos 13 anos e dedicou a vida à salvaguarda da tradição.
Curadoria ressalta singularidade
“Ao deslocar Seu Tibúrcio, Seu Gonzaga e Dona Zefinha de seus lugares reais para este espaço fantástico, Juliana Souto promove um gesto de dotar suas existências de dignidade e singularidade”, afirma a curadora Joana D’Arc Lima. “Reforça suas tradições e seus modos de fazer e de existir na brincadeira do Reisado e na vida”.
Visitação gratuita e acessível
A exposição, que estreou no SESC Garanhuns em julho de 2025, ficará disponível até 7 de fevereiro, com entrada gratuita e audiodescrição. Realizada via Fundo de Incentivo à Cultura (FUNCULTURA), do Governo de Pernambuco.
Serviço:
Exposição “Espelho de Brincantes” – Juliana Souto
Local: Arte Plural Galeria (Rua da Moeda, 140, Bairro do Recife)
Abertura: 13 de janeiro, 18h
Visitação: 13/01 a 07/02 (segunda a sexta: 9h-18h; sábado: 14h-18h)
Acessibilidade: Audiodescrição
Classificação: Livre
Entrada gratuita
