Pernambuco inaugura novo voo direto entre Recife e Madri

O Governo de Pernambuco e a Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) celebraram, neste sábado (13), o voo inaugural da nova rota direta da Iberia entre o Aeroporto Internacional do Recife e o Aeroporto Adolfo Suárez-Barajas, em Madri. A retomada da operação da companhia espanhola no estado, após 15 anos, reforça o posicionamento de Pernambuco como principal porta de entrada do turismo internacional no Nordeste do Brasil.

A nova rota Recife–Madri começa com três frequências semanais, às segundas, quartas e sextas-feiras, elevando para seis o número total de voos diretos semanais entre Pernambuco e a capital espanhola. A partir de janeiro, a Iberia ampliará a operação para cinco voos semanais. Os voos serão operados com aeronaves Airbus A321XLR, com capacidade para 182 passageiros.

A governadora Raquel Lyra destacou que a ampliação da conectividade internacional é uma prioridade estratégica da gestão estadual. Segundo ela, cada novo voo representa mais desenvolvimento econômico, geração de empregos e maior visibilidade para Pernambuco no cenário internacional.

O reforço da ligação aérea com Madri amplia as oportunidades de turismo e negócios e fortalece a relação com o mercado espanhol e europeu. Dados da Embratur apontam a Espanha como um mercado essencial para o crescimento do turismo internacional no estado, com aumento de 80% na emissão de bilhetes da Espanha para Pernambuco entre 2024 e o primeiro quadrimestre de 2025.

Para o presidente da Empetur, Eduardo Loyo, o aumento das frequências diretas para Madri amplia a visibilidade de Pernambuco em um mercado prioritário, beneficiando hotéis, guias, pequenos negócios e todo o trade turístico. A iniciativa está alinhada ao Plano Brasis, da Embratur, que prioriza a ampliação da conectividade aérea e o aumento do número de assentos em voos internacionais.

Com a chegada da Iberia, o Aeroporto Internacional do Recife consolida ainda mais sua posição como principal hub internacional do Nordeste, somando a nova rota aos voos diretos já existentes para destinos como Lisboa, Buenos Aires, Montevidéu e Santiago.