O Festival No Ar Coquetel Molotov, em sua 22ª edição, recebe no dia 6 de dezembro, no Campus da UFPE, uma edição especial da Feira Preta, maior plataforma de cultura e empreendedorismo negro da América Latina. A ação integra a Feira das Feiras, iniciativa de economia criativa preta contemplada pelo edital SIC Recife – Sistema de Incentivo à Cultura, com apoio do Futuro Black.
Após circular por eventos como WME, Samba & Taste no Parque Villa-Lobos, Festival Latinidades (Brasília) e The Town (São Paulo), a Feira Preta chega ao Coquetel Molotov em formato pocket, destacando a força da economia preta no Nordeste.
O público pernambucano terá acesso a produtos e serviços de empreendedores negros locais nas áreas de moda, gastronomia, beleza, arte, design e literatura. A seleção dos expositores foi realizada em parceria com a curadoria do Futuro Black, iniciativa que fortalece negócios criativos liderados por pessoas negras. A participação integra o movimento de circulação nacional da Feira Preta, que em 2025 assumiu um modelo itinerante para ampliar a visibilidade de empreendedores negros em grandes eventos culturais.
Para Adriana Barbosa, fundadora da Feira Preta e referência nacional do afroempreendedorismo, a iniciativa reforça o compromisso do projeto com inclusão e desenvolvimento.
“A Feira Preta é um espaço de visibilidade, troca e prosperidade para a comunidade negra. A cada edição pocket, nos conectamos com novas potências, reafirmando nosso compromisso com o fortalecimento da economia preta em todo o país”, destaca.
O Coquetel Molotov, um dos principais festivais da cultura independente do Nordeste, celebra mais de duas décadas de atuação com programação que envolve música, artes visuais, tecnologia e inovação. O evento será palco para novas narrativas e expressões criativas negras por meio da Feira Preta Pocket.
Feira Preta – Criada em 2002 por Adriana Barbosa, a Feira Preta se tornou o maior evento de cultura e empreendedorismo negro da América Latina. Com 23 anos de história, reúne artistas, criadores e empreendedores da diáspora negra, fortalecendo cadeias produtivas, impulsionando negócios e transformando a identidade negra em ativo econômico, cultural e social.
Mesmo representando 56,1% da população economicamente ativa, pessoas negras correspondem a 65,1% dos desocupados no Brasil, segundo dados do Dieese. A feira atua para romper essas desigualdades estruturais.
Futuro Black – Fundada em 2020 pelo jornalista e especialista em Direitos Humanos Thiago Augustto, a Futuro Black nasceu como um banco de talentos para ampliar a presença de profissionais negros na mídia e em diferentes setores. Hoje, tornou-se uma organização social que oferece cursos gratuitos, eventos de afroempreendedorismo, consultorias e treinamentos para empresas que buscam implementar políticas reais de diversidade racial.
Serviço – Feira das Feiras no Coquetel Molotov
Local: Campus da UFPE – Recife
Data: 6 de dezembro de 2025
Parceria: Feira Preta e Futuro Black
Incentivo: SIC – Prefeitura do Recife
