A Prefeitura do Recife entregou, nesta terça-feira (30), à comunidade de Santo Amaro, um espaço público totalmente requalificado que passa a se chamar Largo Miguel Arraes. A intervenção foi realizada por meio do programa Mais Vida, do Gabinete de Inovação Urbana, em parceria com a Autarquia de Urbanização do Recife (URB), e transformou a área em um símbolo de memória, lazer e cidadania.
O local tem forte significado histórico para Pernambuco. Foi na Rua Frei Cassimiro que o ex-governador Miguel Arraes realizou seu primeiro comício após retornar do exílio, em 1979. Para marcar esse momento emblemático da redemocratização brasileira, a nova praça recebeu um totem em cerâmica com a imagem de Arraes, reforçando o vínculo do espaço com a memória política e afetiva da cidade. O prefeito João Campos participou da entrega.
“Estamos inaugurando mais um espaço público requalificado aqui em Santo Amaro, um espaço histórico, fazendo homenagem a Miguel Arraes. Porque nesta esquina, no dia 16 de setembro de 1979, ele fez o grande discurso da volta dele ao Brasil, uma luta pela redemocratização do nosso país. Agradeço ao trabalho da Prefeitura e destaco o quanto é importante lembrar a história da luta democrática, porque se hoje temos democracia devemos isso a muita gente, inclusive a Miguel Arraes de Alencar”, afirmou o prefeito.
O projeto da praça foi construído a partir de escuta ativa e processos de cocriação com moradores da área, por meio de oficinas comunitárias que orientaram as escolhas arquitetônicas e urbanísticas. O espaço, antes degradado, foi reorganizado em quatro eixos principais: arborização, quadra esportiva com alambrado, parquinho infantil e áreas de convivência integradas ao paisagismo.
Entre os novos equipamentos estão: quadra poliesportiva, mesas de concreto, anfiteatro, jardineiras, bancos com encosto, circuito lúdico e uma casinha na árvore. O paisagismo incluiu o plantio de árvores e espécies ornamentais, além da criação de uma nova área verde. Também houve reforço na sinalização, recuperação de 30 metros de passeio público e instalação de papeleiras.
A identidade visual do Largo Miguel Arraes foi fortalecida com intervenções de arte urbana assinadas pelo artista Luciano Ferreira. Ao todo, 286 famílias foram diretamente beneficiadas com a obra, que também incluiu pintura de residências e eliminação de pontos críticos de descarte irregular de lixo. O investimento total foi superior a R$ 54 mil.
A instalação do memorial em homenagem a Miguel Arraes eterniza o comício realizado em 16 de setembro de 1979, quando mais de 60 mil pessoas se reuniram para celebrar o retorno do líder político após 14 anos de exílio. O largo passa, assim, a se consolidar como espaço de memória democrática, convivência comunitária e identidade coletiva.
Criado em 2016, o programa Mais Vida é uma política pública voltada à inovação e resiliência urbana em comunidades de interesse social do Recife. A iniciativa já beneficiou diretamente mais de 1.700 famílias em 67 comunidades, promovendo inclusão, desenvolvimento sustentável e fortalecimento do protagonismo comunitário, especialmente das crianças.
