Governo do Estado republica licitação para a construção do Hospital Mestre Dominguinhos em Garanhuns

O Governo de Pernambuco republicou, no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (18), o edital de licitação para contratação da empresa de engenharia que vai realizar as obras. Com um investimento de R$ 153 milhões, o Governo do Estado vai construir o Hospital Mestre Dominguinhos, em Garanhuns, para ampliar a capacidade de atendimento de toda a saúde pública do Agreste Meridional, com a abertura de 246 novos leitos.
O edital desta licitação foi republicado sob novos moldes, com soluções estruturais em concreto pré-moldado no bloco principal, visando uma construção mais ágil e eficiente. O prazo para a execução da obra é de 16 meses, contados a partir da data de emissão da ordem de serviço.
A secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti, falou sobre a importância da ampliação da rede hospitalar pelo Interior. “Não faz sentido uma saúde que não seja perto de casa, e o Governo do Estado tem realizado um trabalho integrado e voltado para a regionalização da assistência em saúde. Vamos trabalhar para que a entrega desta unidade seja com maior brevidade possível para atender a necessidade da população”, declarou.
Voltado especialmente para o atendimento de casos de trauma e urgência, o novo equipamento contará com enfermarias de alto risco, Unidade de Terapia Intensiva (UTI), urgência e emergência adulto e pediátrica, centro cirúrgico, centro de diagnóstico completo, hemodinâmica, centro de reabilitação, ensino e pesquisa e ambulatório, com uma estrutura moderna e equipes multiprofissionais qualificadas, garantindo respostas rápidas e eficientes em situações de emergência em uma área construída de 27.459,27 metros quadrados.
A implantação do HMD em Garanhuns contribuirá para a redução de deslocamentos para outros centros. Essa descentralização irá assegurar maior equidade no acesso à saúde ampliando a resolutividade do Sistema Único de Saúde (SUS) no Agreste e fortalecendo Garanhuns como polo regional em assistência hospitalar. O projeto foi elaborado pela Secretaria Estadual de Projetos Estratégicos (Sepe-PE), e as obras serão executadas pela Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab).
Além do impacto direto na redução da mortalidade e das sequelas decorrentes de acidentes e violências, a instalação do hospital irá impulsionar a geração de empregos diretos e indiretos incentivando a formação e valorização de profissionais da saúde e contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico local.