Recife lança primeiro edital do Programa CNH Social

A Prefeitura do Recife publicou, neste sábado (6), o primeiro edital do Programa CNH Social Recife, abrindo 300 vagas gratuitas para pessoas inscritas no CadÚnico. Instituída pela Lei Municipal nº 19.428/2025 e realizada pela SAS e SECTI, a iniciativa prevê 3 mil vagas ao longo das próximas etapas, oferecendo habilitação sem custos e ampliando o acesso ao emprego e à renda.

Nesta primeira seleção, são 300 vagas distribuídas entre as categorias A, B e mudança de categoria, todas com a observação EAR, favorecendo quem atua ou deseja atuar com serviços de entrega e transporte por aplicativo. “A CNH Social abre portas para o emprego e fortalece a inclusão produtiva. Tirar a habilitação sem custo é um passo decisivo para ampliar renda e mudar de vida”, destacou o prefeito.

Serão 125 vagas para motociclistas, 125 para condutores de automóvel e 50 para mudança de categoria, priorizando moradores do Recife inscritos no CadÚnico. Segundo a secretária de Assistência Social, Pâmela Alves, recebem maior pontuação pessoas com deficiência, mulheres chefes de família, pais e mães atípicos, trabalhadores de aplicativo e pessoas desempregadas. O edital também reserva 10% das vagas para pais e mães atípicos.

O programa cobre todas as taxas do DETRAN, exames, formação teórica e prática, além de um reteste gratuito. Os beneficiários também terão capacitação em informática e conteúdos de trânsito, fortalecendo competências para o mercado de trabalho e a inclusão digital.

As inscrições seguem até 26 de dezembro, exclusivamente pela plataforma Conecta Recife, no banner do programa: https://cnhrecife.recife.pe.gov.br/.
O secretário de Transformação Social, Ciência e Tecnologia, Rafael Cunha, ressalta que todo o processo será realizado pelo Conecta Recife, garantindo organização, segurança e transparência. A plataforma permite envio de documentos e acompanhamento das etapas, além de painel público com indicadores de vagas, matrículas e resultados.

Foto: Lidiana Cuiabano/Detran-MT (Agência Brasil)