Vitória de Santo Antão recebe Selo Prata contra HIV

Pernambuco conquistou, pela terceira vez, o Selo Prata – certificação nacional que reconhece boas práticas na prevenção, diagnóstico e cuidado às gestantes vivendo com HIV e aos seus recém-nascidos. O novo município contemplado é Vitória de Santo Antão, que se junta a Petrolina e Caruaru entre as cidades pernambucanas certificadas. Caruaru também possui o Selo Bronze pela atuação na eliminação da transmissão vertical das hepatites virais.

O avanço é resultado do apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), que atua junto às gestões municipais para alcançar as metas de eliminação. A Vigilância das Infecções Sexualmente Transmissíveis e Aids promove discussões integradas, qualifica os bancos de dados do Sinan, distribui insumos de prevenção, medicamentos e oferece apoio técnico às equipes sobre protocolos de manejo e estratégias ampliadas de prevenção ao HIV.

A certificação é concedida pelo Ministério da Saúde e instituições parceiras, e busca estimular estados e municípios a fortalecerem ações de combate à transmissão vertical do HIV, sífilis, hepatite B e HTLV. A avaliação considera critérios como ampliação da testagem, assistência qualificada às gestantes, adesão ao tratamento e acompanhamento dos bebês expostos.

Para Grazielle Vasconcelos, gerente de Vigilância das Infecções Sexualmente Transmissíveis e Aids da SES-PE, a conquista reforça o compromisso de Pernambuco com a eliminação da transmissão vertical.

“O caso de uma criança com HIV deve ser um evento raro — temos meios de evitar. Pernambuco vem atuando para apoiar os municípios no alcance das metas. Hoje, Vitória de Santo Antão se junta a Caruaru e Petrolina, sendo o terceiro município com mais de 100 mil habitantes a receber o selo. É um reconhecimento importante, mas ainda há muito a avançar”, destacou.