O Recife Bom de Bola 2025, maior campeonato de várzea do mundo, chega à sua grande final neste fim de semana. As decisões acontecem no sábado (29) e domingo (30), a partir das 8h, no Parque do Caiara, no bairro da Iputinga. Realizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Esportes, a competição reuniu mais de 16 mil atletas, distribuídos em 600 equipes, consolidando sua 12ª edição como uma das mais participativas da história.
Nove categorias terão seus campeões definidos
A programação inclui quatro finais da Copa dos Campeões — sub-15, sub-17, sub-20 e aberto masculino — além de outras cinco finais gerais: sub-11, sub-13, sessentão, veterano e aberto feminino. Entre as novidades da edição 2025 estão a categoria sessentão e a sub-9, que teve sua decisão realizada no dia 15, sagrando o Centro de Treinamento Lúcio Alves campeão.
Chaveamento das finais
-
Sub-11: Retrô FC × Sport Club do Recife
-
Sub-13: Sport Club do Recife × CT Lúcio Alves
-
Sub-15: Tubarões FC – Verde × Projeto Vida – E.F. do Timba
-
Sub-17: Vasco da Gama Vila da Fábrica × RC Camaragibe
-
Sub-20: Ponte FC × Atlético Desportivo
-
Aberto masculino: Salgado FC × Vida Loka FC do Barro
-
Aberto feminino: Lions FC × Garra FC
-
Veterano: Espada d’Água FC × Cardoso FC
-
Sessentão: Colônia FC × Amigos da Campina do Barreto
Esporte, comunidade e transformação social
Para o secretário de Esportes do Recife, Eriberto Filho, o campeonato reforça o papel do esporte como ferramenta de integração social.
“É gratificante ver a mobilização das comunidades, o empenho das equipes e a energia que o Recife Bom de Bola traz para a cidade. Convidamos a população para celebrar conosco a força do esporte recifense.”
Desde sua criação, o Recife Bom de Bola tornou-se referência nacional no futebol amador, ocupando espaços públicos, aproximando comunidades e revelando talentos. Entre os nomes que passaram pela competição estão Luciano Juba, hoje no Bahia, e Zé Lucas, do Sport — ambos com convocações para a Seleção Brasileira.
Agora é lei: Recife Bom de Bola como política pública permanente
Em julho, o projeto foi oficializado como política pública municipal por meio da Lei nº 19.399/2025, garantindo sua continuidade e expansão. Agora denominado Recife Bom de Bola – Campeonato Municipal de Esportes, o programa amplia seu escopo e prevê competições em diversas modalidades, como futebol de campo, futsal, basquete 3×3, vôlei e queimado.
A legislação reforça a democratização do acesso ao esporte, incentivando a participação de equipes de todas as regiões da cidade e promovendo saúde, cidadania e desenvolvimento comunitário. Além disso, o evento movimenta a economia local ao gerar demanda por materiais esportivos, arbitragem, serviços e transporte.
