Equipe está entre as três selecionadas de Pernambuco para a grande final, em Belém (PA)
Estudantes do Centro de Informática (CIn) da UFPE avançaram para a fase nacional do Desafio Liga Jovem do Sebrae, a maior competição estudantil de empreendedorismo de impacto do país. A equipe foi selecionada com o projeto Verdejar, desenvolvido pelos estudantes Artur Machado, Felipe Oliveira, Guilherme Braga e Thiago Pereira, que tem como objetivo facilitar e desburocratizar projetos de arborização urbana.
“O Verdejar é uma plataforma de impacto que conecta empresas, escolas, ONGs e comunidades para facilitar e desburocratizar projetos de arborização urbana. A solução canaliza investimentos ESG diretamente para ações lideradas por instituições de ensino, transformando um processo complexo em uma operação simples e inteligente”, explica o integrante Guilherme Braga.
A plataforma utiliza inteligência artificial para identificar áreas prioritárias de plantio a partir de dados públicos e ambientais, sugerindo espécies nativas ideais e conectando automaticamente a demanda a viveiros locais. Cada ação é monitorada e gera relatórios transparentes sobre impacto ambiental e social — como CO₂ neutralizado, aumento da cobertura vegetal e engajamento comunitário — garantindo transparência, escalabilidade e legado sustentável.
Os estudantes comemoraram a aprovação. “Estamos muito animados em representar Pernambuco na etapa nacional do Desafio Liga Jovem, que acontecerá em Belém (PA). Essa conquista é um grande reconhecimento do nosso trabalho e uma oportunidade incrível de mostrar nossas ideias, trocar experiências e continuar desenvolvendo habilidades essenciais para o futuro”, afirmam.
O projeto foi criado durante o HackCidades Inteligentes, promovido pelo Porto Digital, Sebrae-PE e Governo de Pernambuco. Em seguida, foi selecionado para o Desafio Liga Jovem 2025, programa do Sebrae que apoia jovens na criação de iniciativas de impacto social e ambiental. Na fase estadual, a equipe competiu com 486 projetos e conquistou uma das três vagas para a final nacional. Agora, os estudantes viajarão para Belém, onde disputarão o primeiro lugar.
