Time é classificado para a final Latino-Americana, que será realizada em Santiago, no Chile
A equipe do MaratonaCIn, grupo de programação competitiva do Centro de Informática (CIn) da UFPE, conquistou resultados de destaque — incluindo uma medalha de ouro — na Final Brasileira da 30ª Maratona SBC de Programação. O evento ocorreu entre os dias 6 e 9 de novembro, em São Paulo (SP), reunindo mais de 66 equipes de 40 instituições de ensino.
O time “las4 e pelados”, formado pelos estudantes Pedro Queiroz, João Victor Gosta e Geovany Lima, solucionou 7 dos 12 problemas propostos e recebeu um balão especial por ter sido o primeiro a resolver o problema “E”. A equipe também garantiu o 2º lugar no desafio C++ CUDA, promovido pelo patrocinador NeoSpace.
Já o time “vcs tao mt no lerolero e pouco upsolving”, composto por Samuel Costa, Ryei Moraes e Paulo Correia, resolveu 4 dos 12 problemas e também recebeu um balão especial por ser o primeiro a solucionar o problema “J”.
Com o desempenho, o time “las4 e pelados” conquistou a medalha de ouro, encerrando a competição como o 4º melhor time do Brasil e o 6º melhor da América Latina. A equipe está classificada para a Final Latino-Americana, que acontecerá em março de 2026, em Santiago, capital do Chile. Eles também levaram o 2º lugar no desafio C++ CUDA.
O professor Gustavo Carvalho, coordenador da equipe, celebrou os resultados. “Temos a certeza de que treinar e participar de eventos como a Maratona SBC de Programação favorece uma formação técnica de excelência, além de desenvolver importantes habilidades comportamentais. Essa combinação cria oportunidades de um futuro profissional de muito sucesso”, afirma.
Sobre o MaratonaCIn
O MaratonaCIn é o grupo de programação competitiva do Centro de Informática da UFPE, dedicado à preparação de estudantes para a Maratona de Programação (competição nacional) e para o International Collegiate Programming Contest (ICPC), a maior competição de programação do mundo. O time possui ampla tradição, com 11 títulos nacionais, um título latino-americano na final mundial, além de diversas medalhas ao longo da trajetória. O grupo é coordenado pelo professor Gustavo Carvalho, com co-coaching de Leonardo dos Anjos Silva e Tiago Figueiredo Gonçalves.
Sobre a Maratona SBC de Programação
Promovida pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC), a Maratona SBC de Programação é uma competição nacional que desafia estudantes de Computação a resolver problemas complexos com criatividade, estratégia e trabalho em equipe. Instituições de todo o país realizam seletivas internas para definir seus representantes. Os melhores colocados na Final Nacional (regional latino-americana) avançam para a Final Latino-Americana “Programadores de América”, que define as equipes que representarão a América Latina nas finais mundiais do ICPC.
